terça-feira, julho 15, 2003

Cinema "político"?

A propósito de "Amanhecer Violento" (marcado por uma ideologia de extrema-direita) e "Bowling for Columbine" (inspirado por ideias de esquerda radical), seria interessante discutir o que é exactamente o cinema "político". Qualquer filme transmite determinados valores morais (normalmente os do "american way of life"), mas poucos pretendem possuir um carácter interventivo, propondo uma visão da sociedade ou tomando posição sobre um qualquer assunto da actualidade (o que pode ser feito através da abordagem de um acontecimento histórico). Pondo de lado os filmes propagandísticos habituais nos regimes ditatoriais, que obras marcadas por uma determinada tendência ideológica político-social conhecem? Acham necessário que tal tipo de cinema exista ou deveria ser privilegiado o puro entretenimento?
Em Portugal, onde o cinema nacional é frequentemente criticado pelo seu desfasamento da realidade, surgiram em 2000 duas longas-metragens que abordam conhecidos episódios verídicos: "Camarate" e "Capitães de Abril". O filme de Luís Filipe Rocha analisa os indícios recolhidos e a evolução do processo relativo à morte de Sá Carneiro e dos outros ocupantes do Cessna e acaba por apresentar uma defesa da tese de atentado, arriscando mesmo uma das personagens apontar a explicação desse eventual crime. Quanto ao trabalho de Maria de Medeiros, pode ser criticado por uma excessiva idealização da figura de Salgueiro Maia, o protagonista da narrativa, em detrimento da acção de outras figuras (nomeadamente Otelo Saraiva de Carvalho, o "herói" da revolução escolhido pela esquerda). Diga-se de passagem que estas perspectivas da História recente são o mais interessante destes dois filmes, apoiados em ficções com personagens e peripécias bastante fracas e aborrecidas.

Sem comentários: