Sem ordenação por nível de (falta de) qualidade, aqui estão alguns filmes maus que vi:
1 - “Plan 9 From Outer Space” (1958). Um verdadeiro clássico. Sem nunca deixar de ser ridícula ou aborrecida, a obra-prima de Ed Wood possui pormenores capazes de deliciar qualquer espectador.
2 – “Bride of the Monster” (1956). Comparado com a fita antes referida, parece por momentos uma superprodução. No entanto, as interpretações de Tor Johnson e Bela Lugosi e as cenas finais asseguram o (nulo) valor do filme.
3 – “Peixe-Lua” (2000). Esta obra de José Álvaro Morais é daqueles filmes que dão má fama ao cinema português. Tão chato e confuso que se torna dificílimo vê-lo.
4 – “Ligações Imprevistas” (2000). Comédia (?) dramática com Madonna e Rupert Everett. Sem inspiração no início, quando chega a parte do drama fica mesmo horrível.
5 – “Astérix e Obélix Contra César” (1999). Admita-se que, com muito dinheiro e efeitos especiais, conseguiu-se passar o universo visual de Astérix para o cinema de imagem real. O problema é que o produtor e o realizador esqueceram-se do humor e de uma história coerente, limitando-se a cortar e colar pedaços de diferentes álbuns. Actores como Depardieu e Benigni fazem figuras tristes. A sequela, já com outro cineasta, é muito melhor.
6 – “Desaparecido em Combate” (1984). Chuck Norris em toda a sua glória, liquidando centenas de vietnamitas maus como as cobras e salvando a honra dos EUA. Para além do argumento maniqueísta, o filme conta com acção enfadonha e previsível. Não incluo nesta lista uma das duas sequelas, “Desaparecido em Combate 3”, porque só vi metade desse filme. Mas garanto-vos: o primeiro ao menos tinha por vezes alguma noção do ridículo, enquanto o terceiro é simplesmente hilariante.
7 – “Um Azarado com Sorte” (2000). Apenas no circuito vídeo em Portugal, este filme de Amy Heckerling consegue a proeza de desperdiçar actores como Greg Kinnear e Mena Suvari. Sem imaginação, sem piada, sem nada que valha a pena, este filme é mais falhado que o seu personagem principal (interpretado por Jason Biggs).
8 – “Legalmente Loura” (2001). O que Reese Witherspoon tem de fazer para ganhar dinheiro...
9 – “O Clube das Divorciadas” (1996). Serei o único que acha que esta comédia feminista não tem piada e está repleta de clichés e cenas cretinas?
10 – “Inferno” (1999). Tentativa falhada de Tino Navarro e Joaquim Leitão de fazer o primeiro filme de acção português, pegando nos traumas da guerra colonial. Os actores estão muito exagerados e o enredo não tem interesse. Só tem valor a banda sonora (grandes Xutos e Pontapés).
Foram estes de que me lembrei, pondo de parte alguns telefilmes nacionais que por aí aparecem. Apesar de tudo, acredito que o número de filmes bons supera o de filmes maus: é preciso apenas saber procurá-los.
sábado, agosto 16, 2003
Subscrever:
Enviar comentários (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário