domingo, agosto 24, 2003

Portugal, Portugal

Pergunta trivial e supérflua nº2: quais foram o pior e o melhor filme português que já viram?
No meu caso, o pior filme foi "Peixe-Lua", de José Álvaro Morais. Tirando a actriz Beatriz Batarda e um ou dois planos bonitos da paisagem alentejana, não há nada nesse filme que possa ser interessante. Não me perguntem como é a história porque eu não percebi nada de nada...
O melhor filme lusitano que já vi não é uma longa, mas sim uma curta-metragem: "A Suspeita", de José Miguel Ribeiro. Tem de tudo: comédia, "suspense", um "twist"... Animação em "stop-motion" muito criativa e convincente.
Tirando isso e uma ou outra curta com talento e imaginação, até mesmo os "nossos" bons filmes parecem incapazes de ultrapassar um dado patamar de qualidade. Não conheço as obras de "mestres" como Manoel de Oliveira, Paulo Rocha ou João César Monteiro, mas de uma maneira ou outra as "longas" lusitanas que vi tornam-se aborrecidas. A comunicação entre o filme e o espectador não é fácil...

Sem comentários: