Já está filmada a sequela de "Falsas Aparências". A sua estreia nos EUA, prevista ainda para este ano, foi adiada para Abril de 2004.
É provável que quem leu o parágrafo anterior esteja a perguntar: a sequela de quê?
"Falsas Aparências" passou bastante despercebido em Portugal, mas na América do Norte, onde é conhecido pelo título de "The Whole Nine Yards", teve um surpreendente sucesso que justificou uma continuação. De facto, só esse sucesso pode servir de razão para fazer o novo "The Whole Ten Yards".
O filme original trata-se de uma comédia realizada por um tipo qualquer e com actores como Bruce Willis, Matthew Perry, Rosanna Arquette e Amanda Peet (quem quiser ver nua a actriz de "Jack and Jill" tem aqui a sua oportunidade de ouro). É sobre um dentista canadiano bonzinho (Perry, engraçadinho) casado com uma mulher que lhe faz a vida negra e ainda por cima tem um sotaque francês horripilante (Arquette, exagerada) que descobre que o seu novo vizinho (Willis, longe da nomeação para o Óscar mas suficiente: acho que ele resulta melhor na acção que na comédia) é um assassino recém-saído da prisão. Assustado, é no entanto convencido pela esposa a procurar ganhar dinheiro com a sua descoberta, envolvendo-se então numa embrulhada imensa da qual dificilmente sairá com vida. Não parece muito cómico, e a verdade é que o filme raramente faz rir. Ainda por cima combina o tom negro com alguns apontamentos de humor físico que não possuem qualquer graça ou sentido. Uns 75% da história são previsíveis e o final feliz é no mínimo convencional. Mas até lá o espectador resigna-se e vai sofrendo, só para saber o que vai acontecer ao coitado do dentista. Em suma, é um filminho banal que está longe de ofender tanto como "Irreversível" mas que, ao contrário deste, dificilmente persistirá na memória de mais de dez pessoas.
Porquê fazer uma sequela?! A história, da maneira como acabava, parecia esgotada e a verdade é que não compreendo o que raio pode ter o novo projecto para oferecer de diferente. Ainda por cima o argumentista é o mesmo. Para quê desperdiçar dinheiro tentando fazer render ainda mais o peixe? Duvido que alguém fora do público que viu "Falsas Aparências" manifeste algum interesse por "Falsas Aparências 2", "Aparências Mais Falsas", "Outras Falsas Aparências" ou seja lá qual vier a ser o título lusitano.
Vendo bem, não será o único caso de sequela inútil. Será vital para o cinema esse tipo de filmes? Estarão as sequelas condenadas a não ser mais que transcrições a papel químico dos filmes que lhes deram origem?
segunda-feira, setembro 01, 2003
Subscrever:
Enviar comentários (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário