Este fim-de-semana vi algo que me tirou o fôlego. Falo de Akira "o pai" de todos os filmes manga. É um objecto incrível, mesmo passados quase quinze anos da sua realização contínua a ser o melhor filme manga que já vi (incluindo Viagem de Chiirro e outras pérolas).
A diferença reside nos toques de autor, no grafismo de um detalhe só visto nas pranchas de BD e o melhor personagem do filme, a cidade de Tóquio ou melhor, Neo-Tóquio. Deste o Blade Runner não vi, uma cidade tão bem personificada numa história de ficção e ainda por cima essa personificação é somente passada por desenhos e ambinete sonoros fantásticos.
As personagens são magistrais, com os habituais elos de honra, vingança e mistério. E a presença espiritual da Natureza torna realmente este filme algo a explorar diversas vezes.
A violência é uma persoagem tal como o é a cidade. A violência é o toque que caracteriza o estilo do filme. Sei que dizer isto pode parecer estranho, mas a violência deste filme, embora podendo parecer por vezes gratuita dá ao filme um ar desconfortante que nos permite sentir mal durante a sua visão sem que deixemos de achar a violência muito artística.
Culto
Classificação (10-10)
O melhor e mais completo filme de animação de que há memória
segunda-feira, outubro 13, 2003
Subscrever:
Enviar comentários (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário