Na madrugada de hoje, a RTP1 emitiu "Cinecidade", um magazine originário da NTV coordenado por Álvaro Costa e apresentado por Liliana Moreira. Na verdade, o programa fala não só de cinema como de música. Que desperdício exibir um espaço televisivo desses às duas da manhã, dirão vocês. Na verdade, não se perde grande coisa.
As rápidas intervenções de Moreira (uma locutora o mais convencional possível, que lê calma e sorridente um teleponto com um texto de má qualidade) servem apenas para marcar a fronteira entre as reportagens estrangeiras exibidas. No que toca ao cinema, foi possível ver no "Cinecidade" de hoje os "making of" dos filmes "Hollywood Homicide" e "Kill Bill" (sem as tão faladas imagens com quilolitros de sangue). Pessoalmente, não gosto por aí além de documentários sobre filmagens. Parecem-me sempre iguais, com um realizador a dizer "acção" e "corta" e actores a elogiar o génio do cineasta com quem tiveram o enorme prazer de trabalhar. Até mesmo para ficar a conhecer informações sobre o filme é mais produtivo consultar a Internet.
Seja como for, "Cinecidade" é basicamente isso: longas reportagens importadas com entrevistas a actores, realizadores ou músicos e algumas imagens soltas do seu trabalho. A imaginação do programa é tão grande como a sua ficha técnica. De pouco vale existirem magazines sobre artes se eles têm tão pouca ambição. Com menor tempo de duração, o "Cine XL" da SIC Radical é muito, mas mesmo muito melhor.
terça-feira, outubro 28, 2003
Subscrever:
Enviar comentários (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário