segunda-feira, outubro 20, 2003

Sangue

E agora um filme em DVD: "Blood Work - Dívida de Sangue", de Clint Eastwood. Não conheço como deve ser a filmografia deste cineasta (confesso que, com honrosas excepções, a minha sabedoria cinéfila abrange apenas o período posterior a 1980): só vi "Imperdoável" e "Um Mundo Perfeito" (que passa hoje no canal Hollywood). Talvez por isso não fui acometido de qualquer entusiasmo especial por este seu penúltimo filme, que, no entanto, é perfeitamente recomendável: trata-se de um policial com uma história bem imaginada e contada (incluindo o "twist"), protagonizado por um actor (o próprio Eastwood) que exprime às mil maravilhas todas as fragilidades do personagem principal. Já os secundários não são tão brilhantes e existem alguns lugares-comuns despropositados (como os "alívios cómicos" e a cena de sexo). Mas vê-se que por trás do projecto está um realizador (e produtor) que sabe o que faz.
Acho que este é um bom exemplo do género policial (até porque não tem tiros e explosões em catadupa), sobretudo por, como escreveu o Fernando, ser tão simples.

Nota: 7/10.

Sem comentários: