quinta-feira, outubro 02, 2003

Um filme nomeado?

Em nome do ICAM, Beatriz Pacheco Pereira, Bárbara Guimarães e João Lopes escolheram "Um Filme Falado", de Manoel de Oliveira, como o candidato português à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro do próximo ano (a aposta para a competição anterior foi "O Delfim").
Bem... Antes de mais nada, digo que não vi o filme (só chega ao circuito comercial no próximo dia 17, embora tenha sido realizada uma estreia em Aveiro na semana passada, de modo a que a obra pudesse candidatar-se à nomeação) e a verdade é que nos últimos tempos não parece ter surgido nenhuma longa-metragem lusitana de grande valor.
Mas, enquanto Oliveira acumula aplausos e prémios por todo o mundo, será que alguém lhe liga em Portugal (até mesmo críticos nacionais enviados a Veneza não deliraram com a obra escolhida pelo júri do ICAM)? Se "Um Filme Falado" (e porque não outro filme qualquer do realizador veterano?) não conseguir ser nomeado, a única maneira de o cineasta (apoiado pelo produtor Paulo Branco) dar nas vistas é declarar à comunicação social que deseja que o público nacional vá àquela parte.

Sem comentários: