segunda-feira, novembro 10, 2003

Uma prenda barata

Questionado pela Antena1 sobre qual seria a prenda de aniversário que daria ao seu adversário político Álvaro Cunhal, Mário Soares respondeu que compraria um bilhete para uma sessão daquele que considera ser "um grande filme" em exibição: "Adeus Lenine!" Segundo o eurodeputado, a obra de Wolfgang Becker não faz rir mas sim pensar muito.
Deixando de lado o claro significado político da escolha de Soares (a verdade é que "Adeus Lenine!" não possui uma visão declaradamente anticomunista e adopta uma postura sobretudo documental, apresentando até a opinião de idosos que vêem com desagrado o fim do país que conheceram durante quase toda a vida), a sua crítica pode ser comentada como justa, uma vez que o primeiro filme alemão que vi é realmente muito bom (seria perfeito se não fosse a sua excessiva duração, com partes algo arrastadas), tanto a nível do argumento (cuja brilhante ideia central já todos conhecem) como da realização e das interpretações. Quanto à questão do riso, a verdade é que ele é por vezes inevitável (embora não se procure fazer o espectador sorrir a todo o custo, até porque se parte da história de uma família separada pelo Muro), sobretudo aquando dos noticiários inventados que "reescrevem" a História. Quanto à reflexão, a primeira coisa que me veio à cabeça foi a pena de não ter assistido à reunificação alemã (que as personagens jovens apoiam desde o início) com olhos de ver. Depois, é claro, foi a constatação de que o cinema europeu pode produzir autênticas pérolas com correspondente sucesso de público (o filme já terá chegado aos EUA? Terá agradado aos poucos espectadores?).
O tema tão real e a abordagem de uma época ainda recente contribuem, é claro, de forma decisiva para o forte impacto de "Adeus Lenine!" na Alemanha e fora dela. Quanto mais não seja por ganhar assim a promoção do "boca-a-boca" e ser referido fora dos círculos da crítica cinematográfica. Por exemplo, pelas Produções Fictícias ou por velhos políticos inesperadamente cinéfilos.

Sem comentários: