segunda-feira, janeiro 05, 2004

Mais uma lista...

OK. Chegou a minha vez. Mas o problema é que (oh, vergonha!) ainda não vi alguns dos filmes mais elogiados de 2003 ("O Regresso do Rei", "Cidade de Deus", "Mystic River", etc.). Portanto, a lista apresentada será necessariamente provisória. Com as minhas mais sinceras desculpas, aqui vai:

1 - "Embriagado de Amor", de Paul Thomas Anderson
2 - "À Procura de Nemo", de Andrew Stanton
3 - "A Última Hora", de Spike Lee
4 - "Kill Bill" (vol. I), de Quentin Tarantino
5 - "Apanha-me se Puderes", de Steven Spielberg
6 - "Bowling for Columbine", de Michael Moore
7 - "Adeus Lenine", de Wolfgang Becker
8 - "Longe do Paraíso", de Todd Haynes
9 - "Solaris", de Steven Soderbergh
10 - "As Confissões de Schmidt", de Alexander Payne

Merecem também menção títulos como "Matrix Reloaded", de Andy e Larry Wachowski, "Inadaptado", de Spike Jonze, "As Horas", de Stephen Daldry, "Cabine Telefónica", de Joel Schumacher, e outros não tão bons mas que valeu a pena terem sido feitos, como "Os Imortais", de António-Pedro Vasconcelos.
Sim, foi bom ir ao cinema em 2003. Para dizer a verdade, não me lembro de nenhuma obra que tenha realmente odiado (não vejo tantos filmes como o Duarte Oliveira...), pelo menos vista numa sala escura.
2003 acabou e 2004 será o grande ano do cinema português, que atrairá centenas de milhares de cidadãos ansiosos pela reconciliação definitiva com o que se faz no seu país... ou não? Bem, dêem uma última hipótese às fitas lusas...

Sem comentários: