Finalmente foram divulgados os resultados da votação na qual os visitantes do Cinema2000 puderam selecccionar os melhores filmes estreados em Portugal no ano de 2003. E o vencedor é, tal como em 2001 ("AI - Inteligência Artificial") e 2002 ("Relatório Minoritário"), Steven Spielberg, com "Apanha-me se Puderes" (em 2000, ao não estrear qualquer filme, Spielberg deixou o caminho livre para "Magnólia", o vencedor desse ano).
O povo português (mais exactamente, 122 dos seus membros) decidiu. A sua escolha revela poucas surpresas (Eastwood, Lee, Von Trier, Van Sant, Tarantino entre os primeiros), não havendo grandes concessões ao cinema "comercial" nem à produção lusitana. Será esta amostra representativa do que se passa nas bilheteiras (sobretudo nas bilheteiras de cinemas fora de Lisboa e não pertencentes ao grupo Medeia), ainda para mais quando o número de votantes diminuiu em relação ao ano anterior? Ou sou só eu que estou chateado porque os filmes que prefiro nunca ganham? Certo é que os detractores incondicionais do realizador de "Tubarão" parecem constituir um grupúsculo minoritário incapaz de lutar contra a tirania da maioria. Spielberg não só é o realizador americano mais famoso como é aquele cuja obra alcança um público maior e mais heterogéneo.
A nível dos piores filmes (desta vez também contemplados pelo Cinema2000) do ano passado, o mais mencionado nas escassas listas foi "Matrix Revolutions" ("Matrix Reloaded" não ficou entre os 20 mais), provavelmente por ter sido aquele que muitos foram "forçados" a ver e que defraudou profundamente as expectativas do público. Quem imaginaria esse fracasso há um ano?
terça-feira, fevereiro 17, 2004
Subscrever:
Enviar comentários (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário