“2 Dias em Paris”, de Julie Delpy
A actriz de “Branco” concretiza um projecto bastante pessoal (além de protagonizar o filme, realiza, escreve, produz e compõe a banda sonora) dirigindo a sua primeira longa-metragem, ambientada numa cidade que acaba por não ser exaustivamente filmada (o espectador tanto pode amar como odiar Paris).
A comédia romântica procura fugir aos clichés, apoiando-se nas dificuldades da relação entre as personagens de Delpy e Adam Goldberg, que descobrem mais do que esperavam sobre si. A química entre os actores e a credibilidade dos sentimentos que expressam (excepto talvez nas explosões de fúria de Delpy) favorecem a solidez do projecto, embora a realização exagere no aspecto “amador”.
A coexistência das línguas inglesa e francesa proporciona divertidas falhas de comunicação, servindo-se o humor igualmente do choque cultural. Para além de algumas provocações políticas, os diálogos recorrem a uma linguagem sexual directa que evita a grosseria. No geral, as piadas obtêm resultados razoáveis, sem se tornarem particularmente marcantes.
Trata-se de uma obra de estreia que revela várias fragilidades, mas recusa a facilidade e consegue mostrar uma perspectiva convincente dos problemas de um casal que procura, nem sempre com êxito, superar as diferenças entre os seus membros.
A melhor cena: Jack consulta o dicionário.
A pior cena: Jack é confundido com um assaltante.
Nota: 6/10.
domingo, janeiro 20, 2008
Subscrever:
Enviar comentários (Atom)
1 comentário:
Em primeirissima mão, os nomeados para os Oscares deste ano, no site http://monarquico.blogspot.com/
Abraço
Enviar um comentário